29 de jul de 2014

(Resenha) Vaclav & Lena - Haley Tanner

Título: Vaclav & Lena
Autor: Haley Tanner
ISBN: 
9788580572056
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 272



Vaclav e Lena são unha e carne desde os 6 anos, quando nem sabiam o que era amizade. Suas rotinas consistiam em: escola e casa de Vaclav. E antes do jantar, sempre ensaiavam número de mágicas, pois sonham em se tornar mágico e assistente, respectivamente.   
Lena não sabe sobre sua origem familiar, e por ser uma imigrante russa, tem dificuldade com a língua inglesa, é tímida e mora com sua Tia, uma irresponsável dançarina de clube.  
Vaclav e sua família também são imigrantes russos. Ele não é tão tímido quanto parece, é dedicado na escola e em casa, é inteligente, apaixonado por Rasia, sua mãe e idolatra Lena, sua linda assistente. Oleg, seu pai, é um personagem ímpar, afastado da família e vive bebendo. Rasia é uma mãe superprotetora, carinhosa e controladora quando se trata da criação de seu filho.

Certo dia, Lena não aparece na escola, tampouco na casa de Vaclav, o que é muito estranho, pois ela NUNCA perderia a oportunidade de se ausentar de casa por todo o dia, mas o que Vaclav não sabe é que não mais verá Lena por muito tempo. Até que no 17º aniversário de Lena, eles se reencontram e toda a verdade vem à tona, junto com o passado e os medos de Lena. 

O livro relata sobre diversas realidades: a dificuldade do processo de imigração, a dificuldade de se socializar e se adaptar num país diferente do seu de origem, também transmite os medos e traumas de uma infância fragilizada pela ausência dos pais e, no lugar disso, a insatisfação e irresponsabilidade de outrem. Rasia, também é um alvo de críticas, pois quando se remete a postura de mãe preocupada e protetora, anseia seguir o modelo de "mãe americana" que é compreensiva e discreta, como se fosse o modelo padrão, já que está em terras americanas e não mais russas.

Ah, meu personagem favorito é o Vaclav, apesar de Lena ser meu nome, não me simpatizei por ela. Talvez por ser tímida demais, ela deixou muitos buracos durante a história, penso também que ela se deixou levar pelos sonhos de Vaclav em se tornar mágico, mas ela nunca quis nada além de se tornar sua assistente, e só. Senti falta dos sonhos de Lena.

Eu gostei da simplicidade do livro, apesar de encrencar um pouco com a quantidade de linhas escritas para pouca informação. E, por isso, tive uma sensação no desfecho, Haley cansou de enrolação e resumiu o final. A história é bem previsível e clichê. Não é spoiler, mas o amor de infância perdura pelos anos. 

A capa é uma obra de arte, eu amei as cores e como o fundo é um azul bebê, suja fácil, vou encapar! hahaha

Dedico essa resenha às detetives (que descobriram qual livros eu ia resenhar) Ingrid Cruz e Thamiris Cristina! :)



4 comentários:

  1. Lena

    que bom que gostou do livro *-* a capa é linda mesmo.
    beijos e até o próximo evento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raffa!

      Gostei muito mesmo, desde que soube que estaria no sorteio estava na minha lista dos desejados! hahaaha

      Beijos e até!

      Excluir
  2. A capa é realmente linda. O livro parece muito interessante, adorei a resenha. Ele está na minha lista.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla, tudo bem?

      Muito obrigada! :)
      O livro é realmente muito bom, pode ler! Depois me conta o que achou.
      Beijão!

      Excluir