1 de jul. de 2014

(Resenha) A Lista Negra - Jennifer Brown

Título: A Lista Negra
Autor: Jennifer Brown
ISBN: 9788565383110
Editora: Gutenberg
Nº de Páginas: 272



Valerie Leftman é uma adolescente que está no ensino médio e está longe de ser a popular, ela sofre Bullying na escola e tem um namorado chamado Nick Levil, também vitima de Bullying.

Um dia Nick chega na escola com um caderno em que decide escrever o nome de todos que praticam Bullying com os dois e algum tempo depois, Nick se torna uma pessoa fria e faz uma chacina dentro de sua escola. Nick morre e Val sobrevive ao ataque e salva também uma das estudantes que provocam Bullying com ela.


Livros que tem como tema principal que é o Bullying, sempre vão me atrair talvez porque eu também tenha sido uma vítima, ainda que em escala menor comparado ao da Valerie.

Valerie é uma personagem na qual me identifiquei bastante de quando eu era mais nova, nos meus 12 para o 16 anos: não popular, tímida, ofuscada pelas mega populares e na dela.
Os estudantes de sua escola nunca a deixam em paz, sempre dá um jeito para infernizar a vida de Valerie.


A narrativa é pesada e bem construída, teve momentos em que me senti na pele da Valerie por ser tão mal compreendida, julgada e responsabilizada pelo ato de Nick. Nick por outro lado, foi um personagem que não sei dizer ao certo se me agradou. Ao longo do livro, vamos tendo flashes do "Nick de antes", uma pessoa alegre, fofo, porém inconformado com sua situação na escola e o "Nick de depois, uma pessoa magoada, fria e calculista a respeito da lista e sua atitude assassina.

A história me deixou tensa e triste mais ainda por causa das pessoas ao redor da Val, pessoas que eram amigas dela, simplesmente não falavam mais com ela, pessoas que nem sequer a conheciam julgando, e sua família que a trata com indiferença.

Esse livro não se trata de uma personagem principal X, trata-se muito mais que isso. Trata-se de superação, de rancor, bullying, consequências.... de viver.
Trata-se do que é real nas escolas, recorrente e Jennifer Brown trouxe tudo isso numa abordagem clara e jovem, ao mesmo tempo cativante e sensível.


"Este ano tivemos de lidar com uma dose brutal de realidade. O ódio das pessoas. Esta é a nossa realidade. As pessoas odeiam e são odiadas.  Enchem-se de rancor e exigem castigo."



 
 

Um comentário:

  1. Julie, tudo bem?

    Eu to doida pra ler esse livro tem tempo. Tb curto livros que tem como tema o bullying, mas alguns pegam pesado. Espero que não seja esse o caso =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir