21 de jun de 2014

(Perfil do Autor) Dan Brown

Nome: Dan Brown
Nascimento:  22/06/1964
Idade: 50 anos
Origem: Nova Hampshire, Estados Unidos
Estilo: Ficção


Amanhã é o aniversário do Dan, e por isso, o Perfil do Autor dessa semana é dele!



Dan é um escritor norte-americanoÉ o mais velho de três filhos. Sua mãe Constance foi uma musicista profissional, tocando órgão na igreja. Seu pai, Richard G. Brown, ensinava matemática para o Ensino Médio em um colégio interno particular, e escreveu o didático best-seller matemático Advanced Mathematics: Precalculus with Discrete Mathematics and Data Analysis, que foi muito utilizado no país.
Seu primeiro livro, Fortaleza Digital, foi publicado em 1998 nos Estados Unidos. A este seguiram-se Ponto de Impacto e Anjos e Demônios, a primeira aventura protagonizada pelo simbologista de Harvard Robert Langdon. Seu maior sucesso foi o polêmico best-seller O Código da Vinci, mas seus outros cinco livros também tiveram uma grande tiragem. Entre seus grandes feitos, está o de conseguir colocar seus quatro primeiros livros simultaneamente na lista de mais vendidos do The New York Times.


Fonte: Wikipédia



Sua especialidade é ficção, mas faz uso de elementos reais, em O Código Da Vinci, por exemplo, ele usa uma instituição católica, a Opus Dei que existe. Em Anjos e Demônios, ele traz a Illuminati, uma sociedade secreta histórica.



A chave para o sucesso em seus livros é exatamente ir à fundo e tocar nas feridas dos mistérios da sociedade, e de certa forma "brincar" com elementos religiosos e/ou organizações conspiratórias. 
Alvo de muitas críticas, Dan Brown é muito ousado em suas obras e o seu limite ultrapassa qualquer segmento político, religioso e social.

Curiosidade:
Os nomes de alguns personagens dos livros de Dan Brown são homenagens a pessoas que o autor de fato conhece. 
~ Robert Langdon ganhou este nome por causa de John Langdon, o artista que criou o ambigrama utilizado na capa americana de Anjos e Demônios;
~ O nome do editor de Robert Langdon, Jonas Faukman, é uma brincadeira com Jason Kaufman, editor de Brown na editora americana Doubleday;
~ Um dos principais personagens de O Código Da Vinci, Leigh Teabing, é uma homenagem aos autores de O Santo Graal e a Linhagem Sagrada, Richard Leigh e Michael Baigent (Teabing é anagrama de Baigent).

Nenhum comentário:

Postar um comentário