Nascimento: 16/12/1775
Origem: Hampshire, Inglaterra
Estilo: Romance
Jane Austen foi uma proeminente escritora inglesa, sendo a sétima filha do reverendo George Austen, o pároco anglicano local, e de sua esposa Cassandra (cujo nome de solteira era Leigh). O reverendo Austen era uma espécie de tutor, e suplementava os ganhos familiares dando aulas particulares a alunos que residiam em sua casa. A família era formada por oito irmãos, sendo Jane e sua irmã mais velha, Cassandra, as únicas mulheres. Cassandra e Jane eram confidentes, e hoje se conhece uma série de cartas de sua correspondência.
É considerada a maior escritora de todos os tempos, de acordo com sua jornada de vida que arrasta milhões de fãs por todo o mundo e encanta a todos com sua literatura épica.
De uma família pertencente à burguesia agrária, sua situação e ambiente serviram de contexto para todas as suas obras, cujo tema gira em torno do casamento da protagonista. A inocência das obras de Austen é apenas aparente, e pode ser interpretada de várias maneiras. Os meios acadêmicos a têm considerado uma escritora conservadora, apesar de a crítica feminista atual reconhecer em suas obras uma dramatização do pensamento de Mary Wollstonecraft sobre a educação da mulher.
Aquarela feita por Cassandra, irmã de Jane. |
Suas obras:
Razão e Sensibilidade - 1811 (Resenha)
Orgulho e Preconceito - 1813
Mansfield Park - 1814
Emma - 1815
A abadia de Northanger - 1818
Persuasão - 1818
Fonte: Wikipédia
Jane foi uma jovem rebelde, que não aceitava cegamente, como as demais jovens de sua época, alguns conceitos e paradigmas. Existe um filme que conta sobre sua vida e retrata bem essa sua característica: Amor e Inocência com a Anne Hathaway.
E uma biografia em português (que em breve vou comentar aqui sobre) escrito pela Catherine Reef. Vou deixar pra vocês o link do Livraria Cultura, onde achei esse livro mais em conta!
Boas
Nenhum comentário:
Postar um comentário