11 de ago de 2014

(Top Páginas) - Incentivando a Leitura

Oi gente, tudo bem? Espero que sim! 

Depois do blog, muitas pessoas me pedem indicações de livros para determinada idade, determinado gênero, determinada pessoa, etc., isso me deixa tão feliz!!! *-*
Pensando nisso, vou sempre indicar certos livros para situações diversas. Hoje vou indicar alguns livros para aqueles que querem que seus filhos despertem o interesse pela leitura desde cedo. Por experiência própria, dentre alguns, citarei os que me motivaram a permanecer neste mundo literário! Espero que gostem! :) 


Harry Potter (TODOS)



Essa linha do HP com certeza foi determinante para selar essa minha paixão pela leitura que tenho até hoje. O legal é que fui crescendo junto com o HP, de acordo com os volumes [cabe mencionar aqui que o Harry/Radcliffe foi minha primeira paixão! hahahah]. Ou seja, se você quer que seu filho se delicie, desde cedo, de muita aventura, imaginação e sim, bruxaria, essa é uma grande dica! E não pense em bruxaria como um assunto negativo, pois a J.K. Rowling foi muito sutil e inteligente em suas criações. Em HP, o poder da imaginação predomina qualquer mal que a bruxaria pode um dia trazer ao seu pequeno! 


Poliana e Poliana Moça





São dois volumes, Poliana e Poliana Moça. O título é o nome da personagem principal, e você pode encontrar em diversas formas: Poliana, Pollyana, Pollyanna, etc. Mas se for de Eleanor H. Porter, é exatamente o livro que, mesmo nova, me emocionou bastante! É a história de uma menina que, apesar das muitas dificuldades que enfrentou na infância, ela sempre fazia questão de ver o lado bom de tudo e de todos, é a brincadeira do contente, você precisa ser feliz todos os dias, independente de tudo. Essa é uma mega dica para as pequenas! 


O Pequeno Príncipe




Apesar de ter lido apenas depois de grande, é um livro suave e delicado que pode ser inserido facilmente na lista de qualquer faixa etária. Através de boas histórias e pensamentos, "O Pequeno Príncipe" é um manual de boas maneiras, educação, cuidado, amor, etc. Além da leitura ser super fácil é também curta e direta, com muitos diálogos e, em algumas edições, possui até ilustrações do próprio autor, o que é bastante interessante para aqueles que tem preguiça de leitura. 


Uma História de Futebol



Desculpem a péssima qualidade da imagem, mas era só pra mostrar que foi exatamente essa capa do livro que eu li, mas tem as mais modernas, claro. É um livro muito legal, que pode interessar bastante os meninos! Eu li quando muuuito nova, e não tinha ainda o senso de diferenciar, o livro de feminino para masculino, mas tudo bem, talvez isso nem exista nesta idade, hahaha. É um livro super rápido com 80 páginas somente, de leitura fácil e divertida. Conta a história de um menino e seu melhor amigo que não diferente de muitos, é apaixonado por futebol, e que, nesta idade, troca qualquer menininha gata pelo esporte, hahahaha. 

Se você reparar ali embaixo tem o número 3, pois trata-se de uma coleção da Companhia Editora Nacional. Vale a pena conferir a coleção completa para os pequeninos! 



Eu Chovo, Tu Choves, Ele Chove...



Também da Coleção Companhia Editora Nacional e da minha coleção mirim, esse livro é uma peça teatral muito fofa que vai motivar seu filho a ser ator, quem sabe, hahahaha! É uma das peças mais premiadas da autora, é divertida e aventura pura. 


O Diário de Anne Frank



Para as adolescentes, O Diário de Anne Frank nada mais é que um diário escrito por uma menina que viveu a 2ª Guerra Mundial e que, como toda adolescente, viveu amores sim, decepções sim, além de toda a problemática da Guerra. Livros desse assunto, costumam ser dramático e forte demais, mas este é recomendadíssimo para começar a instigar o interesse pelo conhecimento das dificuldades vividas na época. Lógico que a leitura é bem mais rebuscada que, por exemplo, os últimos citados acima. Por isso, é uma boa dica para a faixa dos 15 a 18 anos.


O Guia do Mochileiro das Galáxias



Eu nunca li, mas pela sinopse garanto que é uma promessa de viajar na maionese, no bom sentido. É o primeiro da série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena. 


A Culpa é das Estrelas



Não porque virou "modinha", se é que posso chamar assim, mas sim, é um ótimo livro, dos meus preferidos! Apesar do sucesso, não foi o primeiro de John Green, e talvez por isso, seja de fato o melhor, pois de lá pra cá, John melhorou bastante sua escrita e tornou fácil a leitura de ACEDE sem deixar de torná-la atraente e emocionante. Recomendo para as adolescentes, de 13 a infinito, talvez. E como diz Zusak, na capa, "Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais." John Green foi descoberto através desse livro, quando um livro é adorado o autor vira uma espécie de ídolo e todo o seu histórico bibliográfico passa a ser devorado por seus seguidores. Confie em mim, com esse livro, você tem o poder de cativar seguidores! ;)



Essas são as dicas que, por experiência própria, garanto que vai marcar a infância e adolescência dos pequenos para o resto da vida. Vale citar também que, para os que têm dificuldade em se interessar pela leitura, é interessante começar pelos livros que possuem bastante diálogo, ilustrações. A capa também predomina na escolha, pois assim como eu, muitas pessoas julgam pela capa. 

Espero que tenham gostado! 

Um comentário:

  1. Incentivar a leitura é extremamente importante. Para mim, os livros mais indicados para incentivar a leitura de alguém são: Alice, por ter uma história rica e criativa, e ser infantil ao mesmo tempo não ser infantil; Todos de A Song of Ice and Fire, por ter uma história enorme, uma história muito real e ao mesmo tempo não, por ser confuso e requer um grande esforço da sua mente para absorver as informações; e todos do Universo Tolkien (Hobbit, LOTR, Contos Inacabados e por aí vai), simplesmente por todos os motivos dos outros. E por ter a melhor história.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir